WhatsApp Web permite forçar tema escuro sem qualquer extensão; veja como ativar

Enquanto o tão aguardado tema escuro do WhatsApp Web/PC não chega oficialmente, nesses últimos meses, o Olhar Digital tem preparado diversos tutoriais de como utilizar alternativas do modo noturno com uso de extensões e programas. Apesar de rolarem fortes indícios sobre a conclusão do recurso, mas sem pronta liberação por parte da empresa de Zuckerberg, o site WABetaInfo acabou de publicar em seu blog um post sobre um ‘hack’ simples para obter o modo escuro sem tantos malabarismos e instalações de apps de terceiros. 

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

Vale observar que este não se trata do ‘dark mode’ oficial e final do WhatsApp Web, que ainda será liberado. O truque, originalmente descoberto por Thales, membro da Comunidade WABetaInfo Discord Server, é realmente fácil de ser aplicado, mesmo que o usuário não tenha boas habilidades em informática. Acompanhe abaixo o passo a passo de como ativar o modo escuro em seu navegador.

  • Abra o WhatsApp Web na página oficial.
  • Faça login usando o QR Code.
  • Quando o WhatsApp Web estiver aberto, já é possível aplicar o truque: clique com o botão direito do mouse fora do bate-papo e toque em “Inspecionar”.
    Reprodução
  • O navegador mostra agora o console e o código da página. Agora, você precisa rolar a parte superior do código para encontrar a string ‘body class=”web”’ (ou utilize o comando CTRL + F e procure por ‘body class=”web’).
    Reprodução
  • “web” é a classe do tema original, o que você está usando no momento. Vamos substituí-lo por “web dark”.
    Reprodução
  • Após substituir a sequência, confirme tocando em Enter.
  • O WhatsApp Web agora usará o tema escuro!

Reprodução

Lembre-se, o processo não é permanente, será preciso repetir o procedimento sempre que atualizar a página ou quando abrir o mensageiro a partir de um local diferente (novo browser ou uma aba nova de um browser diferente). 

Enquanto o WhatsApp não libera o modo oficial, esta com certeza é a alternativa mais segura e visualmente confortável até então. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp