VAZANTINOS COMEMORAM MAIS UMA FESTA, EM LOUVOR Á SANTOS REIS !!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.

O evangelista Mateus narrou o acontecimento: Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mt, 2,11).

–––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––

A “Folia de Reis”, grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. Aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso.

Nas localidades que ainda preservam a tradição da “Folia de Reis”, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, o grupo percorre a cidade entoando versos alusivos à visita dos Reis, passando de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. Em cada casa que é acolhida, a Folia apresenta-se cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria.

O grupo é liderado pelo Capitão e carrega a Bandeira com o símbolo da Folia. Geralmente feita com tecido e decorada com figuras que representam o menino Jesus, a Bandeira é enfeitada com fitas e flores de plástico, tecido ou papel, sempre costuradas ou presas com alfinetes, nunca amarradas com “nós cegos”. Segundo a crença, é para não “amarrar” os foliões ou atrapalhar a caminhada.

Outra figura muito representativa é o palhaço, que usa roupas coloridas, máscara e carrega uma espada ou varinha de madeira. É ele o responsável por abrir passagem para a Folia. Os demais participantes tocam os instrumentos e fazem parte do coro de vozes, com tons diferentes, o que torna o momento muito agradável e singular.

Com versos improvisados de agradecimento pela acolhida, os demais, cada qual na sua voz e vez, repetem os versos cantados pelo Capitão, acompanhados pelos seus instrumentos. Esses instrumentos são enfeitados com fitas e tecidos coloridos. Cada cor possui o seu próprio simbolismo. Rosa, amarelo e azul, podem representar a Virgem Maria; branco e vermelho, o Espírito Santo.

A tradição originada na religiosidade popular, traço marcante de todo continente latino-americano, nos ensina que em 6 de janeiro termina para os católicos os festejos natalinos e, nesse, dia devemos desmontar os presépios e as árvores de Natal.

Em Vazante e região, não é diferente. E esta tradição segue a muitas e muitas décadas, onde a cada ano, várias determinadas famílias, recebem os foliões em casa, oferecendo um almoço ou jantar, acompanhados de amigos, visitantes e outros familiares. Outros, mesmo em devoção, fazem esta festa ainda maior… onde reúne centenas de pessoas, para admirar esta bela e tão conhecida tradição religiosa!

Neste último fim de semana, várias famílias fizeram a entrega da folia de Reis na região de Vazante. Na sexta-feira dia 05/01/18, a família do Sr. Osvaldo Luis ( na comunidade do Barreiro), fizeram sua entrega, recebendo centenas de visitantes. Já no sábado 06/01, oficialmente no dia de Santos Reis, a família do Sr. Carlos Leivino e Neuza Machado, juntamente com seu filho Douglas, realizaram sua entrega, na comunidade da Cachoeira, onde centenas de pessoas, também participaram desta grande festa, onde foi servido um enorme almoço, com muito doce, em forma de banquete, para vários foliões e admiradores desta festa. Na oportunidade, foi passada a coroa, onde uma outra família, ficou destinada a realizar esta tradição, no ano vindouro. Festa esta, que é regada de muita devoção, oração, fé, alegria, diversão, e muita comida boa !!!

Produção, fotos e redação: Marilei Cardoso

Confiram a galeria de fotos destas duas festas:

As buscas que marcaram 2018

No final de 2018, o Google anunciou os resultados das buscas do ano, oferecendo uma perspectiva das tendências e destaques do ano baseado nas pesquisas feitas