VAZANTE TEM ARTISTA RENOMADO E CONHECIDO MUNDIALMENTE NO DESTAQUE DA CDL 2017

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

QUE VAZANTE É REALMENTE UM BERÇO DE TALENTOS, ISSO NINGUÉM DISCUTE!!

E QUANDO SE FALA EM ARTES, QUAL NOME VEM EM SUA MENTE????

–––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––

NA MINHA? VEM HARTHUR DICRAYON !!!

PRA QUEM NÃO O CONHECE, PRESTE ATENÇÃO…. QUE SERÁ UM PRAZER INENARRÁVEL LHE APRESENTÁ-LO !!!

HARTHUR DICRAYON: DI SIGNIFICA ATRAVÉS E CRAYON SIGNIFICA LÁPIS, POIS TODOS SEUS PROJETOS COMEÇAM COM UM DESENHO OU ESBOÇO, FEITOS Á LÁPIS OU CARVÃO.

HARTHUR É NATURAL DE VAZANTE, NASCEU NO DIA 16/09/1969. É SOLTEIRO E NÃO TEM FILHOS.

O ARTISTA TEM O MAIOR ORGULHO EM DIZER QUE É AUTODIDATA ( OU SEJA, QUE SE INSTRUI POR SI MESMO), SEM A INTERFERÊNCIA DE PROFESSORES.

DEUS O DEU O DOM E O TALENTO MARAVILHOSO, O QUAL EXERCITA COM EXTREMA DEDICAÇÃO E PESQUISAS INCESSANTES DE COMO APRIMORAR SEU TRABALHO E MUITA TÉCNICA, SEJA POR LIVROS OU OBSERVAÇÃO DE OBRAS DE GRANDES MESTRES, OS QUAIS TEVE A OPORTUNIDADE DE CONFERIR NAS 4 VIAGENS QUE REALIZOU PARA A EUROPA, ONDE TEVE A OPORTUNIDADE DE MORAR POR QUASE 2 ANOS, ENTRE ITÁLIA E ESPANHA.

A EXPERIMENTAÇÃO TAMBÉM É UM FATOR RELEVANTE PARA ELE, PORQUE ESTE ARTISTA, ADORA DESAFIOS.

O SURREALISMO SURGIU EM SUA VIDA, EM 1998, QUANDO RELATA QUE ESTAVA CAMINHANDO E TEVE UMA INSIGHT. ONDE SURGIU UMA IMAGEM NÍTIDA E INTRIGANTE EM SUA MENTE, IMAGEM ESTA QUE O PERSEGUIU POR MAIS OU MENOS UM MÊS!

DE ACORDO COM HARTHUR, O MEIO QUE ENCONTROU PARA “EXORCIZÁ-LO”,  FOI REALIZANDO UMA PINTURA, TAL COMO ESTAVA VISLUMBRANDO EM TODOS OS DETALHES, NUANCES E CORES ( FATO QUE ME DEIXOU ARREPIADA DOS PÉS Á CABEÇA, POIS EXISTE MISTÉRIOS ENTRE A TERRA E O CÉU, QUE SÓ DEUS PRA EXPLICAR….!)

A OBRA SE INTITULA DE: “O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA” E SE ENCONTRA HOJE NA ESPANHA.

COMO HARTHUR SE SENTIA UM POUCO DESCONFORTÁVEL COM A NOVA OBRA, POIS ERA DIFERENTE  DE TUDO QUE HAVIA REALIZADO ANTES, CONVIDOU SEU AMIGO EM ESPECIAL, CARLÃO VILELLA, QUE É TAMBÉM ARTISTA, PARA UMA AVALIAÇÃO, E ELE ADOROU O SEU NOVO QUADRO!!!

ENTÃO, HARTHUR ORGANIZOU EM 2000, A SUA 1ª EXPOSIÇÃO SURREALISTA NO BANCO DO BRASIL EM VAZANTE, SUA TERRA NATAL.

O ARTISTA, GOSTA DE CONFRONTAR E CHOCAR AS PESSOAS!!

TRABALHA COM CORES FORTES, ELEMENTOS E SÍMBOLOS INUSITADOS, UTILIZANDO UMA TÉCNICA REFINADA, ONDE OS DETALHES NÃO SÃO APENAS DETALHES, MAS SIM, ELES TÊM O PODER DE INTERFERIR EM TODO O CONTEXTO DA OBRA.

HARTHUR ENTRA NAS MENTES DAS PESSOAS, PARA OBRIGÁ-LAS A TEREM QUE REFLETIR SOBRE O CONTEÚDO DAS TELAS E SOBRETUDO  A VIDA. TIPO: DE ONDE VIEMOS?, QUEM SOMOS? E PARA ONDE VAMOS?

ENFIM…. O ARTISTA PROVOCA JOGOS MENTAIS. NAS SUAS EXPOSIÇÕES, NINGUÉM SAI O MESMO COMO ENTROU!

SENTIMENTOS DE DIFERENÇA OU “CARA DE PAISAGEM” NÃO TÊM LUGAR ALI, OU ELA NÃO AMA OU ODEIA O QUE VÊ…. FAÇO QUESTÃO DISTO!

SEMPRE PERGUNTAM SOBRE O SEU MÉTODO DE CRIAÇÃO, POIS BEM, ELE SE INSPIRA NAS CAMINHADAS, NA NATUREZA, NA BELEZA DO CORPO HUMANO E SEMPRE TRABALHA OUVINDO MÚSICAS, NOTADAMENTE, PINK FLOYD, ENIGMA E MÚSICAS CLÁSSICAS.

NA PINTURA, HARTHUR COMEÇOU A DESENVOLVER SEU DOM AOS 16 ANOS DE IDADE, E NO DESENHO, DESDE OS 6 ANOS… OU SEJA, NASCEU COM A ARTE NO SANGUE QUE CORRE NAS VEIAS!!!

SUA 1ª EXPOSIÇÃO, FOI NO ANO DE 1987, E FOI TAMBÉM NESTE MESMO ANO, QUE RECEBEU SUA 1ª ENCOMENDA: “CÉRBERO, O CÃO DO INFERNO”.

NA ATUALIDADE, O CRÍTICO DE ARTE ARGENTINO RICARDO LESCANO, ESCREVEU SOBRE HARTHUR:

” EU NÃO POSSO ADVERTIR AS CAUSAS QUE LEVAM HARTHUR DICRAYON A PROPOR CENÁRIOS PICTÓRICOS EXTENSAMENTE SIGNIFICATIVOS, PORÉM SIM, POSSO ENTREVER QUE SUA IDENTIDADE BRASILEIRA, SE MANIFESTE FRONDOSA E ABERTA, COMO UM ASPECTO SUBSTANCIAL E REFINADO EM SUAS AÇÕES. COMO UM VETOR QUE NASCE EM SEU INTERIOR E AVANÇA COM SUAS IMPRESSÕES, EMOÇÕES E CONCEITOS, TODOS ELES CONCORDANTES, OUTORGANDO Á OBRA, CARÁTER E PRESENÇA. FRENTE ÁS SUAS PINTURAS, O INDIVÍDUO FICA INSTINTIVAMENTE QUIETO E PENSANTE, E ISTO SUCEDE PORQUE A FORÇA QUE TRANSMITE A IMAGEM, É ESMAGADORA, COMO SE A MENSAGEM ADEMAIS DE INGRESSAR PELOS OLHOS E A MENTE, PENETRARÁ PELA PELE DO EXPECTADOR!!”.

PRIMEIRAMENTE, HARTHUR SE SENTE IMENSAMENTE AGRADECIDO A DEUS PELO DOM E TALENTO RECEBIDO, QUE LHE FOI PROPORCIONADO. DEPOIS, NÃO PODE DEIXAR DE AGRADECER A TODOS AQUELES QUE TÊM LHE ELEGIDO ANO APÓS ANO, PARA PODER RECEBER ESTA HOMENAGEM DO MÉRITO PROFISSIONAL DA CDL DE VAZANTE, QUE DESTACA OS MELHORES DO ANO, ENTRE MUITOS! POIS TEM A CERTEZA, DE QUE ESTÁ REALMENTE, REALIZANDO E OFERECENDO O SEU MELHOR PARA A COMUNIDADE. E NADA MELHOR, QUE TER SEUS TRABALHOS E ESFORÇOS RECONHECIDOS.

HARTHUR AINDA TEM A ESPERANÇA, NUMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COLETIVA DE PAZ, FRATERNIDADE E COOPERAÇÃO ENTRE TODOS OS POVOS DA TERRA, PARA QUE TODAS DESAVENÇAS E PROBLEMAS, SEJAM DIRIMIDOS, POIS SOMOS EVOLUÍDOS O SUFICIENTE PARA ESTE PROPÓSITO!!!

SUA FRASE EVOLUTIVA, VEM DO POETA FRANCÊS E TAMBÉM SEU XARÁ,, ARTHUR RIMBAUD: ” O INSUPORTÁVEL É QUE NÃO EXISTE NADA INSUPORTÁVEL!!”

SEU CONSELHO?? OS SONHOS MOVEM O MUNDO, ENTÃO SONHE E TRABALHE COM AFINCO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS. TENHA AMOR, E ACIMA DE TUDO, RESPEITO AO PRÓXIMO, PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS!!!

ALÉM DE GRANDE ARTISTA, ARTHUR SE DESTACA PELA SUA EDUCAÇÃO, CARISMA, SIMPATIA, CULTURA, ALEGRIA, CONHECIMENTOS GERAIS, E MAIS AINDA, UMA ÓTIMA COMPANHIA !!!

MODÉSTIA PARTE, AAAAMMMMMOOOOOO !!!!

AS SUAS ÚLTIMAS EXPOSIÇÕES REALIZADAS FORAM:

  • GALERIA DA FUNDAÇÃO CALMON (BARRETO, ARAXÁ/MG) 2007.
  • GALERIA DO RESTAURANTE BODEGA DI-VINO, NA CIDADE DE VALÊNCIA/ESPANHA, 2007.
  • CENTRO CULTURAL DE VAZANTE-MG, GALERIA ADA FONSECA 2012.
  • TEATRO LEÃO DE FORMOSA, GALERIA DE ARTES CLÊNIO PEREIRA/ PATOS DE MINAS,/MG, 2012.
  • SENADO FEDERAL- ESPAÇO CULTURAL, IVANDRO CUNHA LIMA/DF, 2014.
  • PRODUÇÃO: MARILEI CARDOSO.
  • FOTOS: MARILEI CARDOSO E JANE ARAÚJO.

PARA CONHECER MAIS DOS TRABALHOS DESTE GRANDE ARTISTA VAZANTINO, ACESSE SEU SITE: www.harthurdicrayon.com

SEGUE ABAIXO, GALERIA DE ALGUMAS DE SUAS OBRAS DE ARTES, TODAS FEITAS PELO NOSSO ARTISTA MINEIRO E CONHECIDO MUNDIALMENTE, HARTHUR DICRAYON: