Vazante se esforça para honrar compromissos apesar da dívida do Estado com o município passar dos 7 milhões

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aumenta a cada semana o déficit do Estado com o município de Vazante. Na última atualização, calculada pela AMM — Associação Mineira dos Municípios — o governo estadual deixou de repassar à Capital do Zinco mais de 7 milhões de reais (R$ 7.220.952,72).

A dívida é em relação à transferências de repasses relativos ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, transporte escolar e Saúde (recursos de um Termo de Compromisso firmado entre Município e Estado, acompanhado pelo COSEMS MG – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais).

–––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––

O atraso compromete a prestação de serviços nas áreas da saúde, educação e assistência social, além de investimentos em obras, infraestrutura e outros compromissos da administração pública. Sengundo levantamento da secretaria municipal da Fazenda e Planejamento, daria para quitar 4 folhas salariais, 4 meses de investimentos na manutenção da Educação Básica, 3 meses de despesas com a Saúde e muitas famílias seriam beneficiadas com o Piso Mineiro — fundo destinado ao pagamento de auxílio funeral às famílias de baixa renda.

O rombo causado pela falta desses repasses tem sido suprido com recursos próprios do município. A esperança da administração municipal é que o novo governo de Minas regularize a situação o mais breve possível.

Assim que foi eleito, o governador Romeu Zema (Novo), em encontro com diversos prefeitos na capital BH, se comprometeu a ouvir os anseios dos municípios. O empresário disse que vai manter encontros regulares com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e que fará de tudo para que a situação orçamentária das prefeituras se normalize.

Inep divulga hoje notas do Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas hoje (18) na internet, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Mais de