O Rotary Club de Vazante promoveu nessa sexta, 17, em parceria com a secretaria municipal de Saúde a tradicional carreata com o Zé Gotinha, possibilitando chegar aos bairros da cidade um trabalho de conscientização sobre a importância da vacinação contra Poliomielite e Sarampo.
Vazante, como em todo território nacional, desde o dia 6, está em plena campanha de vacinação em combate às referidas doenças. O trabalho se intensificou nesse sábado (18), escolhido com o “Dia D” da ação que prosseguirá até o fim desse mês.

Desde 1988 o Rotary Club atua com o propósito de erradicar a poliomielite do mundo. Entenda: um ano antes, em 1979, rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas acompanharam voluntários durante a vacinação de crianças contra a paralisia infantil em Manila.

Destilando as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, James Bomar Jr., então presidente do Rotary, publicou oficialmente um projeto para imunizar as crianças daquele país contra a poliomielite, dando também início ao primeiro Subsídio 3H. Ele e o ministro da saúde, Enrique Garci, assinaram um acordo no qual o Rotary International e o governo filipino se comprometeram a imunizar cerca de seis milhões de crianças contra a pólio durante vários anos, a um custo de US$760.000.

O belo resultado da ação possibilitou a erradicação global da doença. Os frutos colhidos desse empenho, assegurou que mais de 2,5 bilhões de crianças viessem a ser vacinadas. Desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985, houve uma queda de 99% no número de casos em todo o mundo, sendo que o vírus só continua endêmico em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.