top of page
Foto do escritorRedação

Produtoras rurais de Lagamar aprimoram produção de derivados do leite em treinamento do Sistema Faem

Doze produtoras rurais de Lagamar, no noroeste mineiro, estão comemorando o aprendizado durante o treinamento em Fabricação de Latícinios e Afins, ofertado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

O treinamento foi realizado na cozinha do Rotary Club de Lagamar durante cinco dias. As participantes aprenderam a fazer diferentes tipos de queijos, como frescal, mussarela, cabacinha, trança, ricota, requeijão e ainda doce de leite e iogurte. “Todos os produtos são feitos de acordo com as Boas Práticas de Fabricação, no que diz respeito à análise, qualidade e medição do leite, limpeza e sanitização do local e vasilhames utilizados, higiene e saúde dos manipuladores, qualidade da água e dos ingredientes, embalagens, rotulagens e ainda custos de produção”, detalha a instrutora do treinamento, Márcia Ferreira.

Salequex de Almeida conta, aliviada, que após o treinamento parou de desperdiçar o leite produzido na fazenda. “Meu marido ficava bravo comigo, eu tentava fazer os queijos e não dava certo, acabava jogando leite fora. Agora estou profissional, estou fazendo o queijo frescal tradicional e o temperado e não está sobrando nenhum, graças a Deus. Também estou fazendo doce de leite e iogurte por encomenda. Meu negócio está crescendo e já está dando pra ganhar um dinheirinho”, diz aos risos.

Teresinha de Freitas é outra participante do treinamento que está feliz da vida. Ela, que é feirante em Lagamar, está ampliando a variedade de produtos agora. “Eu só fazia o nosso tradicional queijo minas, mas agora estou fazendo frescal e mussarela e, além disso, o doce de leite e o iogurte. Os clientes estão aprovando”, conta empolgada.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Lagamar, Núbia Simão, que organiza os cursos e treinamentos do Sistema Faemg/ Senar Minas na cidade, diz que as ações tem feito muita diferença na vida das pessoas. “Vivemos em uma região com poucas oportunidades de emprego, a maioria da população vive da produção de leite, só que nem sempre vender para as cooperativas é o melhor negócio, por isso este treinamento foi tão importante para essas 12 famílias”.

Com informações de PO Notícias

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
2024-10-wn-novembro-black-VAZNTE-NET-01.gif
bottom of page