top of page
Foto do escritorRedação

Instituições de ensino superior do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba não conseguem nota máxima em a

O Brasil tem mais de duas mil instituições de ensino superior, mais de 25 delas ficam localizadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nenhuma instituição da região conseguiu atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos (IGC).

O IGC, assim como os demais indicadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas “insuficientes”. O índice é divulgado anualmente, mas é composto pela média de outros indicadores aplicados nos três anos anteriores.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), para que uma instituição tenha o IGC calculado, “é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no triênio de referência” e “que tenha sido possível calcular o Conceito Preliminar de Curso (CPC)”.

Para o IGC 2017, entraram nos cálculos do MEC 22.271 cursos com CPC calculados em 2015, 2016 ou 2017. O G1 realizou um levantamento sobre as notas de 26 instituições de ensino superior com unidades no Triângulo e Alto Paranaíba e quatro delas tiveram notas consideradas insuficientes. Veja os detalhes:

Notas MEC para instituições superiores da região NomeNotaUniversidade Federal de Uberlândia4Faculdade de Ciências Econômicas do Triangulo Mineiro4Centro Universitário do Triângulo (Unitri)3Universidade de Uberaba3Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia3Faculdade UNA de Uberlândia3Faculdade Triângulo Mineiro3Universidade Federal do Triângulo Mineiro4Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu)3Finom em Patos de Minas3Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) em Iturama4Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Uberaba2Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Uberlândia3Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Vazante2Centro de Ensino Superior de Uberaba (Cesube)3Faculdade de Frutal (FAF)2Faculdade Uberlandense de Núcleos Integrados de Ensino, Serviço Social e Aprendizagem3Centro Universitário de Patos de Minas4Instituto Federal do Triângulo Mineiro3Centro Universitário do Planalto de Araxá3Faculdade Pitágoras de Uberlândia3Faculdade Esamc de Uberlândia3Faculdade de Ciências Humanas e Sociais3Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio3Imepac-Araguari3Faculdade Cidade de Patos de Minas (FPM)2

Fonte: Inep

De acordo com cada caso, cursos com notas insatisfatórias podem receber sanções do MEC. Uma delas é o impedimento da abertura de novas vagas ou de fechamento de parcerias com Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Financiamento Estudantil (Fies).

Das mais de duas mil instituições de ensino superior do país, só 35 (1,6%) delas conseguiram atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos. Além disso, 278 faculdades ficaram com conceitos abaixo do limite de qualidade estabelecido.

Fonte: G1

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
2024-10-wn-novembro-black-VAZNTE-NET-01.gif
bottom of page