top of page
Foto do escritorRedação

Ideb 2019: Vazante está entre as cidades com os piores índices do Ensino Médio

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. G1 selecionou 10 municípios com os melhores e piores índices em cada categoria; confira ranking.

Divulgado no dia 15 de setembro, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 mostra a avaliação e nível de aprendizagem em todo o país, em três ciclos escolares: os anos iniciais e finais, ensino fundamental e o ensino médio de escolas públicas.

Nos resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), foi feito o levantamento de 75 cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG.

Para a reportagem, o G1 consultou os resultados e selecionou os 10 municípios com os melhores e piores índices em cada categoria (veja abaixo).

Criado em 2007, o Ideb foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos.

Em 2019, o país bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (1º ao 5º ano) pela sétima vez seguida, mas não atingiu o mínimo proposto para a avaliação dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) pela quarta vez consecutiva. No ensino médio, a avaliação ficou longe da meta.

Já em Minas Gerais, apenas os anos iniciais do ensino fundamental alcançaram a meta, considerando a média atingida pelas redes pública e particular. Desde 2017, o índice tem se mantido em 6,5, maior que o nacional, que ficou abaixo de 6 em 2019. Foi registrado aumento nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, mas o Estado não alcançou as metas estabelecidas.

Ensino Fundamental

Anos iniciais (1º ao 5º ano)

Entre as 10 cidades selecionadas pelo G1, a que teve o melhor desempenho nos primeiros anos do ensino fundamental foi Rio Paranaíba, que teve nota de 7,6, superando a meta estimada para 2019.

Em segundo e terceiro lugar, aparecem Arapuá e Patrocínio, ambas com nota 7,4. Em seguida, todas com notas 7,3, estão Abadia dos Dourados, Capinópolis, Carmo do Paranaíba, Nova Ponte, Presidente Olegário, Santa Juliana e Uberlândia.

Cidades com os melhores índices nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Fonte: Ideb

Com nota 5,1, as cidades de Ibiá, São Francisco de Sales e Veríssimo não atingiram a meta estipulada para 2019 e foram as três primeiras com os piores índices nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em quarto lugar, está Delta, com nota 5,2; depois, aparecem Monte Alegre de Minas e Pirajuba, com nota 5,3; Indianópolis e Prata, com 5,4; Campo Florido, com nota 5,5 e Brasilândia de Minas, com nota 5,6.

Cidades com os piores índices nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Fonte: Ideb

Anos finais (6º ao 9º ano)

Apesar de ter meta de 7,1 para 2019, Uberlândia teve nota 6,4 e foi a cidade com o melhor índice nos últimos anos do ensino fundamental.

Em segundo lugar, está Nova Ponte, que superou os 4,9 de meta e atingiu a nota 6,1. Em seguida, aparecem Rio Paranaíba, com nota 6; Patrocínio, com nota 5,9; Presidente Olegário, com nota 5,8; Coromandel, com 5,7.

Com nota 5,6, o ranking termina com Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté.

Cidades com os melhores índices nos anos finais do Ensino Fundamental

Fonte: Ideb

A cidade que teve o pior índice nos últimos anos do ensino fundamental foi Campos Altos, que tinha meta de nota 5,5, mas alcançou somente 3.

Em segundo lugar, está Planura, que tinha meta de 5,1, mas teve nota 3,5. Depois, aparecem Campo Florido, que tinha meta 6, mas atingiu nota 3,7; e São Francisco de Sales, que tinha meta 5,1, mas fechou 2019 com nota 3,9.

Em quinto e sexto lugar, estão as cidades de Carneirinho e Vazante, ambas com nota 4,1. No fechamento do ranking, aparecem os municípios de Brasilândia de Minas, Conquista, Fronteira e Guarda-Mor, todos com nota 4,2.

Cidades com os piores índices nos anos finais do Ensino Fundamental

Fonte: Ideb

Ensino Médio

Nos três primeiros lugares de melhores índices do ensino médio, estão Patrocínio, Uberlândia e Uberaba, que tiveram notas 6,8, 6,5 e 5,5, respectivamente, sendo todas da rede federal de ensino.

Em quarto lugar, aparece Arapuá, com nota 5,1; em seguida, estão as cidades de Lagoa Formosa, Cascalho Rico e Santa Rosa da Serra, todas com nota 5.

Por último, aparecem Grupiara e Tapira, com nota 4,9; e São Francisco de Sales, com nota 4,8.

Cidades com os melhores índices do Ensino Médio

Fonte: Ideb

Cidades com os piores índices do Ensino Médio

No ranking das cidades com os piores índices do ensino médio, ficaram: Veríssimo em primeiro lugar, com nota 2,4; Capinópolis, com nota 2,8; Ituiutaba e Planura, com nota 3,1; Canápolis, com nota 3,3; Delta com 3,4; Pirajuba, Sacramento e Monte Alegre de Minas, com nota 3,5; e Fronteira, com nota 3,6.

Cidades com os piores índices do Ensino Médio

Fonte: Ideb

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
2024-10-wn-novembro-black-VAZNTE-NET-01.gif
bottom of page