OSTEOARTRITE.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Alivio na palma da mão.

A osteoartrite pode atingir as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais e da coluna. Suas desagradáveis manifestações podem sem aliviadas com medicamentos especializados.

A osteoartrite é mais comum das doenças reumáticas e se manifesta indistintamente em amos os sexos. A rigor, cerca de 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos mostram sinais de osteoartrite ao raio X, embora grande parte delas não apresenta sintomas. A intensidade das queixas aumenta progressivamente com a idade. Como se explica a osteoartrite? A água constitui 70% do conteúdo das cartilagens existentes na articulação.

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

Do que sobra, 90% são formados por uma rede elástica de colágeno e agregados de moléculas grandes, chamadas proteoglicanos. Se as cartilagens articulares não existissem, um osso chocaria conta outro. A osteoartrite se instala quando há aumento do conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso. E suas causas? Em boa parte dos pacientes não há fatores que justifiquem o quadro de osteoartrite. Talvez anormalidades anatômicas sutis.

O exercício atlético, quando não excessivo nem associado a traumatismo, não predispõe à enfermidade. Ao contrário, a obesidade é um fator de risco.

Já as chamadas osteoartrite secundárias podem instalar-se como consequência de traumas, doenças reumatológicas, inflamatórias, necrose óssea, injeções intra-articulares repetidas de cortisona, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas, enfermidades em que há comprometimento de nervos periféricos e outras.

O principal sintoma? Dor nas articulações, que costuma aumentar de intensidade no decorrer dos anos.

Tratamento.

O principal objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os portadores levem uma vida normal, sem dor ou limitações de movimentos. Já há compostos nutricionais que ajudam a reduzir a inflamação e recuperar a capacidade de locomoção.

Dicas de Suplementos Alimentares.

  • Ômega 3
  • Cálcio
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina B
  • Vitamina E
  • Ácido Fólico

Gabriel Amorim
Farmacêutico