Instagram interrompe aplicativo ‘Lite’, mas pode lançar nova versão

O Instagram decidiu tirar do ar a versão “Lite” de seu aplicativo, voltada para funcionar melhor em celulares mais simples e não consumir tantos dados quanto a versão completa. O app foi sido lançado em 2018, mas foi desativado sem grande aviso prévio por parte da empresa.

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

Quando o Facebook, que é dono do Instagram, foi questionado sobre o assunto, a empresa confirmou. “Estamos retrocedendo com o teste do aplicativo Instagram Lite. Você pode começar a usar a última versão do Instagram no lugar para se conectar com as pessoas e coisas que você ama”, diz o comunicado da empresa.

Não se trata de um problema de falta de popularidade, no entanto. Como nota o site TechCrunch, o app estava disponível apenas em alguns países, como México, Quênia, Peru e Filipinas, sendo o público mexicano o mais interessado no app, com mais da metade das instalações totais. Nestas regiões, o Instagram Lite conseguiu figurar na lista dos mais baixados no Google Play, chegando à 8ª colocação no ranking de popularidade entre usuários quenianos de Android.

Segundo a publicação, a decisão pode não ser permanente. O Instagram sempre caracterizou o aplicativo Lite como um teste, o que significa que ele pode ser interrompido a qualquer momento. Contudo, a empresa parece ter o objetivo de continuar desenvolvendo o app com o que aprendeu até o momento e pode lançar uma versão atualizada no futuro, embora não haja previsão para isso.

O Instagram Lite contava com a vantagem de que o aplicativo pesava apenas 573 kilobytes, enquanto a versão completa do app utiliza 32 megabytes. Por outro lado, ele restringia alguns recursos: não era possível publicar vídeos na rede social ou utilizar a ferramenta Direct para trocar mensagens com seus contatos.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp