No dia 19Set17, por volta das 19h00min, em Guarda-Mor/MG, foi realizada a solenidade de instalação da Rede de Fazendas Protegidas Georreferenciadas do município de Guarda-Mor/MG. O evento ocorreu na Câmara Municipal do município e contou com a presença do Comandante da 16ª Região da Polícia Militar, Coronel Braga, Comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Michalick, Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Goiás, Tenente Coronel Silveira, Prefeito Municipal, Edgar José, dentre outras autoridades, produtores rurais, e demais cidadãos guardamorenses.

A implantação da Rede de Fazendas Protegidas Georreferenciadas no município de Guarda-Mor, visa contribuir de forma efetiva para a prevenção e repressão criminal ocorrida na zona rural deste município. Neste contexto, almeja-se despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento e de preocupação coletiva, fomentando a atuação comunitária em sua essência, tornando-as partícipes do processo e interligadas umas às outras.

Estando diretamente relacionada com a metodologia de polícia comunitária, onde são adotadas medidas voltadas a aproximação entre a Polícia Militar e o homem do campo, agora o trabalhador rural perceberá que ele terá uma participação direta nesta forma de policiamento, visando a solução de problemas locais e a melhoria da qualidade de vida de toda a sua família.

Importante falar que a Polícia Militar de Minas Gerais tem um importante portifólio de serviços, a Patrulha Rural. Os policiais empregados na Patrulha Rural exercem suas funções na área rural do município de Guarda-Mor, com a aproximação dos moradores, estabelecendo um vínculo de confiança mútuo. Desta forma, a instalação da Rede de Fazendas Protegidas Georreferenciadas, permitirá uma melhoria na segurança pública das comunidades rurais.

Durante a solenidade, foi realizada uma demonstração da forma de emprego do “DRONE”, além da apresentação de um vídeo realizado durante uma ação da Patrulha Rural. Os proprietários rurais que compareceram no evento agradeceram pela atenção que a Polícia Militar está fornecendo a eles naquele município e vários cadastros de propriedades rurais foram realizados durante o evento.

 

“Polícia Militar: 242 anos com você, por uma Minas Gerais cada vez mais segura.”

Autor: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 45 BPM