Ao todo, 26 cidades do Triângulo e Alto Paranaíba estão incluídas no Mapa do Turismo 2017 divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) na última quinta-feira (14). (Veja abaixo a lista completa das cidades)

Segundo o órgão, o mapa do turismo de Minas Gerais quase dobrou de tamanho em relação ao ano passado: são 276 municípios a mais, sendo 555 cidades em todo o estado, ou seja, 65% de MG tem vocação turística e os gestores querem trabalhar o setor como forma de desenvolver a economia.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Conforme divulgado pelo MTur, a atualização periódica do mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTur e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

Categorização dos municípios de Minas

De acordo com o novo mapa, 87 municípios de Minas estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais e oferecem melhor infraestrutura.

Os demais 468 municípios turísticos mineiros figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo. No entanto, alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Veja a lista das cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Região Alta Mogiana

Araguari (categoria D)
Araporã (categoria E)
Cachoeira Dourada (categoria E)
Centralina (categoria D)
Conceição das Alagoas (categoria D)
Conquista (categoria D)
Delta (categoria E)
Fronteira (categoria D)
Pirajuba (categoria D)
Planura (categoria D)
Tupaciguara (categoria D)
Uberaba (categoria B)
Uberlândia (categoria B)

Região Caminhos do Cerrado

Abadia dos Dourados (categoria D)
Arapuá (categoria E)
Carmo do Paranaíba (categoria D)
Patrocínio (categoria C)

Região Canastra

Araxá (categoria B)
Sacramento (categoria D)

Região Noroeste das Gerais

Guarda-Mor (categoria D)
João Pinheiro (categoria C)
Lagoa Grande (categoria D)
Paracatu (categoria B)
Patos de Minas (categoria B)
Presidente Olegário (categoria D)
Vazante (categoria D)

Fonte: G1
Foto: 4k Soluções Aéreas