A primavera começou às 17h02 desta sexta-feira (22) e traz o início das chuvas na região do Triângulo Mineiro e aumento da umidade relativa do ar, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já segundo o Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as chuvas devem começar somente no próximo mês.

Ao G1, o meteorologista Luiz Ladeia afirmou que a primavera é caracterizada pelo aumento das temperaturas, umidade do ar e probabilidade de chuvas e age como uma conversão do inverno – em que o tempo seco é uma das características mais fortes – para o verão, estação que tem predominância de pancadas de chuva.

O professor Paulo César Mendes, do Instituto de geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , afirmou que o mês de setembro continua atípico em relação aos outros anos por conta da longa estiagem na região.

“Este ano atípico dos anos anteriores, temos uma sequência de quatro meses sem chuva, setembro tem a precipitação de 40 a 50 milímetros. Nos meus 35 anos de UFU nunca ficamos nenhum mês de setembro sem chuvas, porém este ano pode acontecer,” afirmou.

Em setembro a expectativa de chuva era de 44,8 milímetros, porém até o fim da tarde desta sexta-feira (22), Uberlândia permaneceu sem pancadas. Com isso, a cidade atingiu até agora há pouco, 116 dias sem chuva. A última aconteceu no dia 20 de maio, com um volume de 25,8 milímetros (mm) de água. Para o Inmet, a situação muda a partir da próxima terça-feira (22), em que há uma probabilidade de chuva para a cidade.

Já para o professor, a previsão de chuvas na região é somente para o dia 15 do mês que vem. “ Não temos previsão de chuvas para setembro, somente para outubro,” ressaltou.

O meteorologista afirmou que nesta estação a umidade que vem da Amazônia tem maior atuação no Sudeste do país. Com isso, a previsão do volume de precipitação mês de outubro será de 118,4 milímetros, em novembro de aproximadamente 210 e em dezembro, mês que a primavera acaba para dar início ao verão – no dia 21 de dezembro às 14h28 a previsão – é de 341,4 milímetros de chuva.

Já os ventos e chuvas permanecem na média durante a primavera, conforme as previsões do Inmet, mas as primeiras chuvas, principalmente as que ocorrerem na primeira quinzena de outubro, podem ser de maior volume e ocorrer até fenômenos de chuva de granizo, por exemplo.

Jardins dos internautas

Várias pessoas que moram na região mandaram fotos para o Whatsapp da TV Integração, mostrando os jardins das casas para comemorar o ínicio da primavera, que é considerada a estação das flores.

Confira algumas delas:

Ana Rosellis, do Bairro Maracanã em Uberlândia, mostrou a orquídea da casa dela.  (Foto: Ana Rosellis Alcoforado/Arquivo Pessoal.)Ana Rosellis, do Bairro Maracanã em Uberlândia, mostrou a orquídea da casa dela.  (Foto: Ana Rosellis Alcoforado/Arquivo Pessoal.)

Ana Rosellis, do Bairro Maracanã em Uberlândia, mostrou a orquídea da casa dela. (Foto: Ana Rosellis Alcoforado/Arquivo Pessoal.)

Carla Silvia, do Bairro Morada da Colina em Uberlândia mostrou o jardim de casa.  (Foto: Carla Silvia/Arquivo Pessoal. )Carla Silvia, do Bairro Morada da Colina em Uberlândia mostrou o jardim de casa.  (Foto: Carla Silvia/Arquivo Pessoal. )

Carla Silvia, do Bairro Morada da Colina em Uberlândia mostrou o jardim de casa. (Foto: Carla Silvia/Arquivo Pessoal. )

Juliana Arrantes, do Bairro Jardim Patrícia, em Uberlândia também mostrou as orquídeas dela. (Foto: Juliana Arantes da Silva/Arquivo Pessoal.)Juliana Arrantes, do Bairro Jardim Patrícia, em Uberlândia também mostrou as orquídeas dela. (Foto: Juliana Arantes da Silva/Arquivo Pessoal.)

Juliana Arrantes, do Bairro Jardim Patrícia, em Uberlândia também mostrou as orquídeas dela. (Foto: Juliana Arantes da Silva/Arquivo Pessoal.)

Maria Nunes dos Reis, do Bairro Jardim Patricia, em Uberlândia enviou fotos das flores da casa dela. (Foto: Maria Nunes dos Reis/Arquivo Pessoal)Maria Nunes dos Reis, do Bairro Jardim Patricia, em Uberlândia enviou fotos das flores da casa dela. (Foto: Maria Nunes dos Reis/Arquivo Pessoal)

Maria Nunes dos Reis, do Bairro Jardim Patricia, em Uberlândia enviou fotos das flores da casa dela. (Foto: Maria Nunes dos Reis/Arquivo Pessoal)

Ronaldo Filho, do Bairro Brasil, em Uberlândia mostrou a Planta Carnívora Dionea Muscipula que tem (Foto: Ronaldo Filho/Arquivo Pessoal)Ronaldo Filho, do Bairro Brasil, em Uberlândia mostrou a Planta Carnívora Dionea Muscipula que tem (Foto: Ronaldo Filho/Arquivo Pessoal)

Ronaldo Filho, do Bairro Brasil, em Uberlândia mostrou a Planta Carnívora Dionea Muscipula que tem (Foto: Ronaldo Filho/Arquivo Pessoal)