O Governo do Estado de Minas Gerais divulgou o edital DRH/CRS 06/2018, que rege o concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao todo, 1.560 vagas serão preenchidas, sendo 1.404 para candidatos do sexo masculino e 156 às candidatas do sexo feminino.

Essas vagas estão destinadas para Belo Horizonte, Região Metropolitana, além das regiões de Polícia Militar no interior do estado, conforme distribuição elencada no quadro abaixo.

O soldado 2ª Classe da Polícia Militar exerce atividade estudantil, ou seja, em regime de dedicação integral, conforme normas da instituição, devendo participar de atividades internas e externas atreladas à sua formação. Durante o curso, o candidato receberá remuneração inicial, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

Mediante aprovação no curso, o candidato é promovido a soldado 1ª Classe, que em sua rotina passa a atuar diretamente na segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento: geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros.

Inscrições

30 de julho é a data limite para interessados e interessadas fazer a inscrição ao concurso público, que tem o objetivo de ampliar o efetivo da Polícia Militar em todo o estado. Para se inscrever recomenda-se verificar todo o edital (clique aqui) e, assim, sanar as dúvidas acerca do certame.

Os pré-requisitos à inscrição ao concurso são os seguintes: ser brasileiro/a, possuir nível superior de escolaridade, ter entre 18 e 30 anos de idade, altura mínima de 1,60m, aptidão física, além de sanidade física e mental.

As inscrições devem ser feitas no site (clique aqui) do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar. Os candidatos devem estar atentos ao preenchimento do formulário, bem como à marcação do sexo do optante e da regional para a qual concorrerá, pois somente poderá concorrer à vaga da região/gênero para a qual optou no momento da inscrição.

A taxa de inscrição é R$ 122,95 e deve ser paga por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O pagamento poderá ser feito até o final do expediente bancário do dia 31 de julho de 2018. Vale lembrar que a inscrição via internet só será efetivada após o pagamento da taxa.

O concurso

O concurso está estruturado em duas fases, sendo que a primeira é a prova de conhecimentos (objetiva), a ser aplicada no dia 2 de setembro de 2018, a partir das 8h30, devendo o candidato estar em sala de aula 30 minutos antes do início.

Além de Belo Horizonte, as provas serão aplicadas em mais 16 cidades no interior do estado: Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

Na segunda fase, os candidatos irão passar por avaliação psicológica, exames de saúde (preliminares e complementares), avaliação física militar e exame toxicológico.

“Os candidatos aprovados para as vagas de Belo Horizonte e Região Metropolitana irão iniciar o Curso de Formação de Soldados em fevereiro de 2019. As aulas serão ministradas na Academia de Polícia Militar”, explica o tenente Marcílio Barcelos, do Centro de Recrutamento e Seleção.

Já para o interior do estado a previsão de início do CFSd é para maio de 2019, e os aprovados farão o curso nas companhias escolas das respectivas Regiões de Polícia Militar. Para ambos, a duração do curso é de sete meses.

Fonte: Agência Minas