A falta de chuva em Vazante, Minas Gerais, começa a preocupar a população. As barragens da região estão em um nível considerado bem abaixo do normal. A preocupação é que a seca atinja a cidade e possa consequentemente faltar água.

Os dias vem passando com muito sol e poucas nuvens, a temperatura se mantém elevada na maior parte do dia, devido à massa de ar seco que está sob a cidade.

 

Por causa da estiagem, os rios da região estão com os níveis baixos e já temos fazendeiros com queixas de que em suas terras falta água para plantações e animais.

 

De acordo com a previsão, o tempo deve permanecer seco nas próximas semanas. Isso pode reduzir ainda mais os níveis dos rios e, se não houver, por parte da população um gasto consciente de água, poderá faltar.

Risco de queimadas e incêndios

Vazante registra baixa umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. Com o tempo muito seco, favorece o risco de focos de incêndios em áreas propícias.

Para evitar queimadas, não jogue bituca de cigarro nas margens de rodovias, não queime lixo doméstico e não faça fogueiras. O agricultor não deve colocar fogo nas pastagens e lavouras.

A baixa umidade do ar representa estado de atenção. Nesses dias, é recomendado umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; consumir bastante água.