A Defesa Civil de Minas Gerais enviou na manhã desta quinta-feira, 22 de março, um alerta para região de Vazante. De acordo com o alerta há possibilidade de chuva moderada com descargas atmosféricas e ventos de até 50kmh.

Outono em Minas

A estação marca a transição entre o verão e o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam pancadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperatura semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem. Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Ocorrem também mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado. Outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura na superfície é menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. Esse fenômeno ocorre com maior frequência no final de maio e em junho.

Veja o alerta:

Defesa Civil: Pancadas de chuva com intensidade moderada acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos ocasionais em torno de 50km/h.

Fonte: Correio regional