Faltam poucos dias para o Mundial da Rússia, mas a empolgação entre os vazantinos ainda é comedida. O Brasil, país do futebol é, atualmente, o país que sofre uma crise econômica e politica e, ainda, o país da desconfiança.

Há clima de copa?

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha no início de maio deste ano mostrou que 42% dos brasileiros não tinham interesse pela Copa do Mundo, em comparação à taxa de 18% registrada em 2009.

Porém, o que se observa nas ruas e conversas é, ao menos por enquanto, um surpreendente desânimo com o Mundial. Em Vazante, o que se vê por enquanto, é desânimo e desinteresse com a Copa do Mundo. A explicação dos que estão descrentes é que, diante dos últimos acontecimentos, crise, roubos, politica, insegurança, não tem como se empolgar com o mundial.

“Eu costumava ficar empolgada com a Copa, mas não tem clima desta vez. A gente acabou de sair da crise dos caminhoneiros, o governo vive tentando mascarar suas falcatruas, a cidade está pura insegurança com esses recentes roubos e furtos…. não tem clima”, diz a estudante Flavia, de 19 anos.

Não se vê na cidade muitos artigos da copa para venda. Ao contrário da copa passada, onde se via lojas cheias de camisetas e buzinas verde amarelo, hoje, o que se vê, muito pouquinho, são alguns carros com bandeirinha do brasil na porta.

A expectativa é que com o inicio da copa do mundo na próxima quita-feira, esse clima melhore.