Criar canais efetivos de comunicação com a sociedade. Com esse objetivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou, em 1999, o “Programa Conhecendo o Judiciário”. Palestras, júris simulados, visitas orientadas ao Tribunal de Justiça e aos Fóruns das comarcas do Estado, são algumas das atividades do programa que visam esclarecer as funções do Poder Judiciário e contribuir para a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos.

Na comarca de Vazante o programa será lançado oficialmente no próximo dia 09 de março, às 09h30, no Fórum Prefeito Otávio Pereira Guimarães, avenida das Sibipirunas, 155, bairro Nossa Senhora de Fátima. Para o lançamento, são convidados educadores, profissionais de imprensa e autoridades locais.

A iniciativa é do Juiz Diretor do Foro, Miller Freire de Carvalho que, ao solicitar a implantação do programa ao Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Des. Herbert José Almeida Carneiro, revela seu compromisso em aproximar o judiciário da comunidade local.

Para auxiliar as atividades, foram desenvolvidas quatro publicações: “Tudo Legal no Tribunal”, destinada ao público infanto-juvenil, e “Poder Judiciário em Minas Gerais”, “Juizados Especiais” e “TJ Responde”, destinadas ao público jovem e adulto. O programa conta, ainda, com um vídeo institucional sobre o judiciário mineiro.

São atendidos alunos tanto do ensino formal como de instituições especializadas e associações de classe. O público diversificado mostra que o TJMG está aberto a vários segmentos, trabalhando de forma diferenciada para que, sem distinção, todos tenham acesso a informações básicas sobre cidadania e funcionamento da Justiça.

A participação efetiva de Juízes de Direito tem possibilitado a aproximação do Judiciário com a população. Magistrados da capital e das comarcas que já implantaram o programa têm visitado as escolas, levando informações sobre a Justiça e promovendo rico debate entre os alunos.

O “Programa Conhecendo o Judiciário” trabalha com três projetos: Visitas Orientadas ao Fórum, para alunos do ensino fundamental, Juízes vão às Escolas, para alunos do ensino médio, e Encontro Universitário, para estudantes de qualquer curso superior. Outros grupos de interesse podem participar do programa, bastando entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça ou com a Direção do Foro da Comarca de Vazante.