A administração municipal está empenhada na regularização da destinação final dos resíduos sólidos e já planeja a implantação da coleta seletiva de lixo em Vazante.

Primeiramente os trabalhos estão sendo realizados no Aterro Sanitário Municipal que está passando por diversas adequações e reformas. Para tanto, a administração municipal contratou uma empresa especializada em consultoria ambiental para prestar as orientações técnicas necessárias e coordenar as ações já tendo sido realizada a limpeza geral do aterro, locação de trator de esteira para correta compactação dos resíduos, roçado das áreas de drenos nas lagoas de tratamento e demais áreas, desobstrução das redes pluviais existentes e abertura de novas trincheiras em curvas de nível para prevenir a inundação da Unidade de Tratamento dos Resíduos por águas pluviais, reparos na manta impermeabilizante que impede que o chorume contamine tanto o lençol freático como os mananciais à jusante, além de treinamento para a equipe de colaboradores que irá operar o aterro sanitário, inclusive atualização das vacinas e aquisição de EPIs. adequados para a segurança.

Tudo isso com recursos próprios e economias que são frutos do choque de gestão implantado no orçamento municipal pela administração que irá buscar parcerias para viabilizar a construção de um Centro de Triagem e Compostagem do expressivo volume de lixo urbano de Vazante e a implantação da coleta seletiva dentro das condições exigidas pela legislação ambiental.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vazante