E-mail: [email protected] - WhasApp: (34) 9 9810-5536

Hyundai testa carros autônomos com hidrogênio na Coreia do Sul

A Hyunda, divulgou que 5 carros autônomos e elétricos movidos a célula de hidrogênio concluíram uma viagem de testes de 190 km pela Coreia do Sul. É a primeira vez que veículos com esse tipo de fonte de energia são equipados com a tecnologia que dispensa motorista.

Segundo a marca, esses carros também alcançaram velocidades mais altas do que em testes anteriores de autônomos, chegando de 100 km/h a 110 km/h, a máxima permitida nas estradas do país.

A fabricante afirmou que os motoristas que acompanharam os trajetos não precisaram assumir o controle em nenhuma situação durante a jornada.

Dos veículos que participaram do teste, 3 são baseados no Nexo, próximo SUV da Hyundai, apresentado na CES, maior feira de tecnologia do mundo, no mês passado, nos Estados Unidos.

A plataforma do Nexo será usada para outros modelos “verdes” – a Hyundai espera ter 18 novos veículos com esta proposta até 2025.

Para a Hyundai, os carros autônomos chegarão às ruas em 2021, mas somente para áreas com infraestrutura adequada. Em nível comercial, eles só devem ganhar espaço a partir de 2030.

Como funciona um carro a hidrogênio?

O carro a hidrogênio é basicamente elétrico. A grande diferença, no entanto, está no modo como a energia é gerada.

Em vez de carregar o carro na tomada, para ter uma nova carga na bateria, há um tanque de hidrogênio, que, após um processo químico, se transforma em energia para o motor elétrico.

E o resultado desta “queima” é água, que sai pelo escapamento, em vez de gases nocivos como nos motores a combustão.

Segundo a Hyundai, o SUV Nexo, que será lançado na Coreia do Sul no mês que vem, consegue percorrer até 600 km com uma recarga do tanque de hidrogênio.

Honda e Toyota também possuem veículos a hidrogênio, o Clarity Fuel Cell e o Mirai, respectivamente.

Fonte: G1

Fechar