Fumaça das queimadas causam transtornos à população

O tempo seco propicia as queimadas que causam destruição da vegetação. A fumaça causa sérios transtornos às pessoas, agravando a situação de quem sofre com problemas respiratórios. Elas podem surgir por causa de fenômenos naturais, mas na maioria dos casos são causadas pelo próprio homem.

Em Vazante, desde início do período seco, é observado que moradores da cidade estão colocando fogo em lixo e folhas nos quintais de suas residências e até mesmo nos passeios. O fogo, que parece ser controlado, pode se espalhar rapidamente para outras áreas com o vento.

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

Em outros locais o fogo é colocado em lotes vagos, causando transtornos pra os moradores próximos. Os vazantinos devem ter cuidado porque nesta época do ano os incêndios se tornam muito comuns e perigosos.

Nos últimos dias, houve uma grande quantidade de focos de incêndio. Nessa quinta-feira (1/10) e hoje (2/10), por exemplo, a cidade ficou tomada pela fumaça. A situação causou sujeira nas casas e ruas por causa das cinzas, além de prejudicar diretamente a população com a poluição do ar. Os bairros mais atingidos pela fumaça são: Bairro Jardim Vitória, Cidade Nova II, além do Centro Velho e os bairros próximos.

Várias mensagens pelo WhatsApp foram enviadas à Rádio Montanheza pedindo para que a população fosse alertada e que as autoridades cobradas pela situação atual.

Vale ressaltar que as queimadas são tipificadas como crime com pena de reclusão de até 4 anos e multa. O artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98) dispõe que “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

É importante que a população denuncie quem tiver provocando os incêndios e leve ao conhecimento dos órgãos ambientais.

Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp