FAMÍLIA CORRÊA REALIZOU MAIS UMA TRADICIONAL FESTA DO CARRO DE BOIS EM VAZANTE-MG

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas.

O carro de boi serviu como meio de transporte para o homem do campo durante muitas décadas, e com o intuito de manter e mostrar para as novas gerações um pouco desta cultura rural, a comunidade da cachoeira, juntamente com a família Corrêa, conhecida tradicionalmente por sua paixão nesta tradição, realizaram nos dias 19, 20 e 21/07/2018 o 23º encontro de carros de bois da cachoeira.

–––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––

E para quem gosta de apreciar a cultura do homem do campo, a tarde deste último sábado, 21 de Julho/2018, foi um momento oportuno para ver   87 carros de bois com carreiros e candeeiros de todas as idades, praticando a tradição em movimento, pois resgatar a tradição do carro de boi, que ainda é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais,  é uma das principais razões da realização deste evento, que aconteceu em Vazante.

Um evento que á mais de 23 anos, caiu nas graças dos fundadores, organizadores e admiradores desta bela cultura, e que para o ano de 2019, já tem data marcada!!

 

Com total apoio dos organizadores e fundadores desta festa que já é conhecida nacionalmente, os participantes e carreiros, são tratados de forma especial e são recebidos com todo o cuidado, tendo ajuda em alimentação, alojamento e auxilio no trajeto até a chegada na cidade.

Foram 87 carreiros da região, desfilando pelas estradas do município, em uma bela demonstração da força da tradição caipira e mineira. A imponência dos bois e o rangido dos carros, atraíram os moradores que saíram de casa para ver e prestigiar os carros passarem. Uma tradição e costume que existe no sangue que corre nas veias de um carreiro experiente, que á várias décadas, faz parte desta cultura e tradição, em uma paixão que veio de berço… veio de família, de geração em geração!!

 

Para muitos, este foi um momento de rever amigos,  foi um momento de emoção, diversão e resgate cultural. E mais uma vez, um grande público se reuniu na associação da comunidade da cachoeira, para prestigiar e admirar o evento e ver as belas apresentações de carros e animais de todos os tamanhos, relembrando do passado, as raízes do homem do campo.

Além do desfile, aconteceu também uma grande apresentação musical com a dupla OS DOIS MINEIROS, que além de ter feito uma linda canção em forma de homenagem póstuma para um dos fundadores desta festa, animaram todos os presentes com muita moda de viola e um belo forró, que entrou noite adentro!!!.

O Evento acontece todos os anos , e vem mantendo viva a tradição dos carros de bois. Carreiros de toda a região fazem questão de participar todos os anos do encontro, para não deixar esta cultura ser esquecida!!!

Confiram a galeria deste evento tradicional:

 

FOTOS AÉREAS: HENRIQUE PASTLS

FOTOS, REDAÇÃO E PRODUÇÃO: MARILEI CARDOSO