Dores na nuca: o que pode ser e como tratar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A dor na nuca pode vir acompanhada de dores na cabeça, no pescoço, febre e outros sintomas

Quase todas as pessoas já sentiram dores na nuca em algum momento da vida.  Contudo, normalmente elas não são um sinal de problemas graves, mas de excesso de tensão provocada pela ansiedade ou pelo estresse do dia a dia.

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

Aqui entenderemos melhor o que a dor na nuca pode significar, quais sintomas podem aparecer em conjunto, formas de tratamento, entre outras informações.

Em todos os casos, a dor na nuca deve ser acompanhada e um médico deve ser consultado para saber o melhor tratamento.

Dor na nuca: O que pode ser?

A dor na nuca pode ser causada por diversas razões diferentes, com tempos de duração diferentes e podendo se espalhar por outras partes do corpo.

Confira algumas das causas mais comuns para as dores na nuca:

  • Má postura.
  • Estresse.
  • Pressão Alta.
  • Meningite.
  • Torcicolo
  • Artrose.

O paciente deve observar a intensidade, bem como os períodos do dia em que mais sente dor.

Isso auxiliará o médico a ter um diagnóstico mais rápido e preciso.

Contudo, de maneira geral, é indicado procurar um médico se:

  • A dor for acompanhada de sintomas como tonturas, vômitos, febre e palpitação cardíaca.
  • A dor persistir por mais de 48 horas.
causas da dor na nuca

Quais as causas mais comuns das dores na nuca?

Dentre as diversas causas da dor na nuca, as mais comuns são ocasionadas pela hipertensão arterial ou pela tensão muscular causada por estresse e ansiedade.

Além disso, as dores podem ser causadas por quadros de enxaqueca e serem sintomas de alguma doença neurológica, como a meningite. Contudo, nesses casos, a dor na nuca costuma vir acompanhada de outros sintomas como febre e vômitos.

Dor no lado esquerdo ou direito: existe diferença?

Não, não existe diferença entre a dor na nuca do lado esquerdo ou direito.

Se a dor for apenas de um lado, ela provavelmente pode ter sido causada por má postura, torcicolos ou excesso de esforço.

Contudo, de maneira geral, quando relacionada a doenças, os dois lados doem; e em ambos os casos a dor deve ser observada e analisada por um médico para orientar o melhor tratamento.

Como aliviar a dor na nuca?

Veremos a seguir que existem diversas causas para as dores na nuca. Contudo, para o seu alívio, algumas dicas básicas são indicadas. 

Confira dicas para aliviar a dor na nuca:

  • Relaxe e busque diminuir sua pressão arterial bebendo bastante água, evitando a ingestão de alimentos ricos em sal e cuidando da alimentação.
  • Faça alongamento, yoga, hidroginástica ou outros exercícios físicos orientados por um profissional de saúde.
  • Use compressas de água quente ou morna no pescoço e nas costas.
  • Faça massagens na nuca.
  • Observe o modelo do seu travesseiro: os mais indicados são os modelos firmes e baixos.
  • Faça pausas no trabalho e durante o uso de eletrônicos. Desse modo, durante as pausas levante e se alongue ou espreguice.
remédios para dor na nuca

Quais são os remédios mais indicados para dores na nuca?

O melhor tratamento para a sua dor na nuca pode ser indicado por um médico, que avaliará a causa e os sintomas associados. 

Confira alguns medicamentos indicados para aliviar a dor na nuca: 

  • Furosemida: é indicado para o tratamento da hipertensão leve a moderada, por isso auxilia no alívio da dor na nuca causada pela pressão alta.
  • Espironolactona: indicado para hipertensão, ele também auxilia no alívio das dores na nuca causadas pela elevação da pressão.
  • Paracetamol: auxilia na redução da febre e no alívio de dores leves a moderadas, associadas a dores de cabeça, na nuca, no corpo, nas costas, nos dentes, musculares, entre outras.

Leia também: Grávida pode tomar Paracetamol? Tudo que você precisa saber

Ibuprofeno: indicado para o alívio de dores leves a moderadas, o Ibuprofeno é um analgésico e anti-inflamatório que auxilia no alívio das dores na nuca, bem como dores de garganta, musculares, de cabeça, de dentes, entre outras.

causas e sintomas da dor na nuca

Quais outros sintomas podem ocorrer com a dor na nuca?

Dor de cabeça

A dor na nuca e na cabeça pode ser um sintoma de aneurisma, que é quando há dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro, provocando um acidente cardiovascular cerebral (AVC) ou derrame.

Além da dor na cabeça e na nuca, o aneurisma costuma dar dores em outras partes do corpo como nas costas e no peito.

Contudo, somente a análise médica pode identificar o real motivo das suas dores e prescrever o tratamento correto.

Febre

A dor na nuca com sintomas como febre pode ser um sinal de alguma doença neurológica, como a meningite, que é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Caso você possua esses sintomas, consulte rapidamente um médico. Isso porque a meningite, quando não tratada corretamente pode causar sequelas graves e/ou levar a óbito.

Dor nos olhos

Descrita muitas vezes como “dor atrás dos olhos” ou “dor no fundo dos olhos” essas dores costumam ser sintomas de sinusite e enxaqueca.

As dores da sinusite costumam ser menos intensas que as dores da enxaqueca. Porém, ambas podem ocorrer atrás de apenas um olho ou atrás dos dois.

Tontura

Tais junto com tontura também podem indicar enxaqueca ou hipertensão.

Além disso, crises de ansiedade, estresse e uso exacerbado de aparelhos tecnológicos, como celulares, também podem apresentar esses dois sintomas juntos. Isso porque em grande parte dos casos, a visão, a postura e a qualidade do sono são comprometidas.

Estresse

A dor na nuca, quando aliada ao estresse emocional, pode vir acompanhada de sintomas como pescoço rígido e visão turva ou embaçada.07

Pressão alta

Outra causa da dor na nuca e o aumento repentino da pressão arterial, que muitas vezes não apresenta sintomas em pessoas que já possuem a pressão naturalmente alta.

Contudo, no geral, provavelmente essas dores virão acompanhadas de dores no peito, náuseas, sonolência, tontura, vômitos, tremores nas mãos, entre outros sintomas.

Caso você apresente esses sintomas, procure um médico para o tratamento correto.

sintomas

Conclusão

As dores na nuca são comuns e costumam ser passageiras, não representando outros problemas de saúde.

Contudo, se ela persistir ou vier acompanhada de outros sintomas como vômitos, febres, palpitações, dores no corpo ou se ela for incapacitante, é recomendado procurar um médico, porque as dores na nuca podem ser sintomas de doenças como meningite e derrames.

Assim, ele avaliará a causa das dores e poderá indicar o melhor tratamento.

Gabriel Amorim
Farmacêutico

Fonte: Guia da Farmácia