E-mail: [email protected] - WhasApp: (34) 9 9810-5536

Descubra se você teve seu Twitter hackeado e saiba o que fazer

Aprenda a identificar se o seu perfil na rede social foi invadido e o que é preciso fazer para recuperar o acesso à sua conta

 

O Twitter vem ganhando cada vez mais espaço entre os internautas. Segundo dados divulgados pela empresa, só no primeiro trimestre de 2018 a rede social atingiu a marca de 336 milhões de usuários no Brasil e no mundo. E, apesar de não divulgar números específicos de países, sabemos que o Twitter é utilizado por muitos brasileiros.

O fluxo de informações que circula nessa rede tende a ser grande. Muitos conteúdos viralizam rapidamente e é aí que entra a facilidade dos hackers de se infiltrar, hackear contas e disseminar links maliciosos e golpes entre os usuários.

 


Extensão do Google Chrome ataca usuários de internet banking no Brasil

5 dicas para você aprender a aumentar a segurança do celular

Vírus no Android: 6 coisas que você precisa saber agora


 

Como descobrir se meu Twitter foi hackeado

 

Quando você tem o Twitter hackeado, algumas movimentações suspeitas começam a aparecer. A principal delas é alteração dos dados de acesso, então tente entrar no seu perfil usando o seu nome de usuário e senha atual. Caso apareça alguma mensagem de login inválido, provavelmente sua conta foi invadida.

Mas se você conseguir acessar, siga as orientações abaixo:

– Verifique nos seus Tweets se algo foi publicado com a sua conta sem a sua permissão;
– Fique atento a caixa de Mensagens e veja se não estão se passando por você para espalhar links maliciosos para outros usuários;
– Na sua lista de Seguidores, confira se há algum perfil novo que provavelmente não foi você que começou a seguir;
– Em Configurações, na parte de Contas Bloqueadas, procure por contas que provavelmente você também não bloqueou;
– Acesse o e-mail que você usa para fazer login e verifique na caixa de entrada ou spam se você recebeu alguma notificação oficial do Twitter dizendo que sua conta e informações podem estar comprometidas.

 

Como recuperar um Twitter hackeado

 

Se você consegue acessar seu perfil usando a senha atual, o primeiro passo é alterar a senha. Para isso, toque na sua foto de perfil, selecione Configurações e Privacidade e depois a opção Senha.

Caso não consiga acessar seu perfil usando os dados de acesso atual, você vai precisar redefinir sua senha. Acesse aqui a página redefinição de senha do Twitter, digite um dos dados solicitados e siga o passo a passo de acordo com a orientação da rede social.

O segundo passo é desativar o acesso de dispositivos, aplicativos e sites à sua conta. Ainda em Configurações e Privacidade, selecione Aplicativos e toque em todas as opções de Revogar acesso.

Depois, ative a Verificação de acesso. Nas configurações, selecione Conta e toque em Configurar verificação de acesso.

Segundo Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – essa verificação funciona como uma camada adicional de proteção além da senha, em que o Twitter envia um código via SMS ao número de telefone cadastrado pelo usuário e é necessário utilizá-lo para fazer login na conta. Com isso, fica mais difícil para um intruso invadir ou ter acesso ao seu perfil sem a sua permissão. Além da verificação de acesso, é importante ficar atento à uma outra: a de segurança do dispositivo, principalmente se você acessa seu perfil pelo celular.

“Muitos links falsos e golpes disseminados por hackers no Twitter servem para roubar dados e infectar smartphones. Para que os usuários de redes sociais reforcem a segurança dos seus aparelhos, o ideal é usar um antivírus com tecnologia antiphishing. O dfndr security, por exemplo, possui um mecanismo de segurança avançada que atua em tempo real detectando e alertando sobre tentativas de ataques de hackers por meio de aplicativos de mensagens, SMS e sites. Antes mesmo da pessoa pensar em acessar um link, o dfndr já envia um alerta de segurança informando que existem riscos”, explica Emilio.

Você pode baixar o dfndr security gratuitamente para Android clicando aqui.

 

Fonte: PSafe

Fechar