Coronavírus certamente é capaz de se espalhar pela fala, diz estudo

Pesquisadores do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK), nos EUA, comprovaram que o vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, pode se espalhar pela fala.

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

Quando falamos, emitimos “micropartículas” de saliva, que contém o vírus. Como são pequenas e leves, elas podem permanecer no ar por muito tempo e contaminar pessoas ao redor, mesmo que por contato indireto.

Voluntários foram colocados em uma caixa fechada e repetiram a frase “Stay Healthy” (Fique Saudável) por 25 segundos. Depois, os pesquisadores usaram um laser para iluminar o interior da caixa, o que permitiu ver e contar a quantidade de partículas em suspensão.

O resultado mostra que a falar em voz alta por um minuto pode gerar até mil partículas que podem ficar no ar por até 12 minutos. Falar em volume mais baixo gera menos partículas, o que reduz o risco de contaminação.

“Esta visualização direta demonstra como a fala em um volume normal gera partículas que podem se manter em suspensão no ar por dez minutos ou mais, e que certamente são capazes de transmisitr a doença em espaços confinados”, dizem os pesquisadores.

O estudo dá mais reforço científico ao argumento de que o uso de máscaras em locais públicos pode ajudar a conter uma epidemia.

Fonte: NDTV

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp