Confira as primeiras imagens do Cometa Neowise no Brasil

Por Marcelo Zurita*

––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –––

 

Vieram do Nordeste as primeiras imagens do Cometa C/2020 F3 (Neowise) feitas a partir do Brasil. As fotos foram tiradas em Cajazeiras, na Paraíba, e em Caucaia, no Ceará, no início da noite de domingo (19). Ainda ofuscado na luminosidade do crepúsculo solar, o cometa ainda não exibe, por aqui, todo o esplendor com que vem sendo visto no hemisfério norte, mas já é a sua primeira aparição no Brasil depois de sua aproximação com o Sol.

 

neowise caio correia noted

Cometa Neowise registrado em Cajazeiras (PB). Créditos: Caio Correia 



neowise paulo regis noted

Cometa Neowise registrado em Caucaia (CE). Créditos: Paulo Régis/Heliomárzio Moreira 

Ambos os registros foram feitos com o cometa muito baixo em relação ao horizonte. Importante enfatizar que, no momento ele não está visível a olho nu se deve, principalmente, pela luminosidade do crepúsculo no momento em que ele está acima do horizonte.

Segundo Paulo Régis, autor da foto feita no Ceará, no momento, o cometa ainda estava muito baixo no horizonte, imerso naquela faixa amarelada do céu. “Não é visível a olho nu. Mas acredito que, a partir do dia 22, será mais fácil vê-lo, pois fica mais alto no céu à medida que os dias passarem”, comentou Paulo Régis.

Caio Correia, que fez a foto a partir de Cajazeiras na Paraíba, enfatiza que nem mesmo com o uso de binóculos conseguiu encontrar o cometa. Mas conseguiu registrá-lo porque sabia em qual posição no céu ele deveria estar.

Nos próximos dias, esperamos que à medida em que se afaste do horizonte, vá exibindo todo seu brilho e a beleza de suas caudas, que possa ser registrado em todo seu esplendor, e quem sabe, oferecendo uma bela visão a olho nu aos espectadores brasileiros.

 

Marcelo Zurita é presidente da Associação Paraibana de Astronomia, membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira e diretor técnico da Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp